1) Como surgiu o projeto “Climaticamente Falando”?

O ano passado fizemos dezenas de palestras por todo o país. Em particular em Lisboa, visitamos várias escolas básicas e secundárias dentro da Área Metropolitana, tanto a convite dos próprios estudantes como enquanto proposta nossa.

Deste modo, considerámos importante voltarmos à dinamização das nossas palestras para reforçarmos a urgência de uma mudança de paradigma que só é possível com a ajuda de todos e todas!

2) Qual a estrutura das palestras?

A palestra dura no mínimo 45 minutos, sendo o ideal entre 1 hora e 1 hora e meia. No entanto, é possível estender e adaptar o tempo e os moldes consoante o espaço que nos vá receber. Se a escola ou universidade que nos recebe considere interessante, podemos, por exemplo, reservar tempo no final para debater. 

Estamos disponíveis para palestras tanto em formato presencial como em formato online, cumprindo todas as regras de segurança que nos são indicadas. 

3) Quais são os temas abordados?

As palestras do “Climaticamente Falando” têm como objetivo unir a ciência por trás da crise climática aos impactos sociais através do conceito de “justiça climática”, inspirando para a necessidade de uma “transição justa” coletiva que envolva todos os setores da sociedade.  

Começamos por falar um pouco de ciência das alterações climáticas: qual o  ponto da situação? Quanto tempo temos? Explicamos também o que é o aquecimento global  e o efeito estufa, bem como as suas ligações aos combustíveis fósseis.  Apresentamos o conceito de justiça  climática, que defende uma transição justa de uma sociedade baseada nos  combustíveis fósseis e no extrativismo para uma sociedade ecológica justa, que responsabilize os maiores poluidores e proteja os mais vulneráveis. 

Na terceira parte, introduzimos a ideia de “transição justa” como a transformação que a nossa sociedade tem de passar nos próximos 10 anos, de maneira a ficarmos abaixo das barreiras de segurança indicadas pela ciência.  

Por fim, queremos inspirar os estudantes e a comunidade educativa a tomarem ação compatível com aquilo que a ciência nos diz.

4) De que forma se podem enquadrar as palestras do “Climaticamente Falando” no currículo escolar para alunos do ensino básico e secundário?

É possível uma conjugação orgânica da educação ambiental abordada pela nossa palestra com o currículo de ensino português, tanto ao nível do ensino básico como do ensino secundário. Esta ponte pode ser estabelecida em diversas disciplinas. Alguns exemplos são as Ciências Naturais, a Física e Química, a História, a Cidadania, a Economia, o Desenvolvimento/EMRC e até a Filosofia, entre tantas outras, ficando ao critério dos docentes.

É importante haver a dinamização de espaços de debate sobre estes assuntos da crise climática, podendo as nossas palestras ser uma oportunidade de reflexão a levar para dentro das salas de aula. Além disso, se a escola que nos recebe considerar interessante, podemos, por exemplo, reservar tempo no final para debater.

5) As palestras do Climaticamente Falando podem ser organizadas em faculdades?

Sim, o conteúdo das palestras está adaptado ao ensino superior. A presença nas universidades é muito importante para nós, e encorajamos as Associações de Estudantes, núcleos ou outras organizações académicas a trazerem a palestra do Climaticamente Falando para junto da sua comunidade educativa. 

É também possível, se houver interesse, adaptar a palestra aos interesses mais específicos das organizações do ensino superior que nos convidam, de forma a torná-la mais interessante para o público que irá participar – desde ajustes no formato até à conjugação com temas e áreas de interesse.

6) As palestras do Climaticamente Falando também podem ser dinamizadas em escolas primárias e/ou para crianças mais pequenas?

Claro que sim! Se nos for dada a oportunidade, adaptamos a nossa apresentação para a idade do público em questão, podendo também fazer ajustes na duração e no formato de forma a torná-la mais clara, dinâmica e apelativa.

7) As palestras do Climaticamente falando são apenas feitas em escolas ou faculdades?

Não. Um dos nossos objetivos é dinamizar palestras do Climaticamente Falando em outros espaços fora das escolas, de modo a alcançar mais pessoas de diferentes idades e contextos. Estamos abertos a convites para organizar palestras em centros sociais, bibliotecas, centros culturais, entre outros.