Climaticamente Falando – as palestras da GCE voltaram!
Depois das mobilizações do passado outono, e no contexto de particular instabilidade social, climática e económica em que vivemos, queremos empenhar-nos cada vez mais na construção de um movimento maior e mais forte.
Queremos chegar ao maior número de pessoas possível, mobilizar todas, e juntas reclamarmos a sociedade climática e socialmente justa que merecemos e precisamos. Assim, a Greve Climática Estudantil está a retomar as suas palestras nas escolas. Lançamos as palestras com um projeto sob o nome “Climaticamente Falando”.
Queremos, com este projeto, dar palestras em muitas escolas com o tema da justiça climática, interligando a crise climática à justiça social e à transição justa. Desta forma, pretendemos consciencializar os/as estudantes para a urgência e alcance do tema.
A educação ambiental próxima dos estudantes é uma ferramenta fundamental na consciencialização e na mitigação dos danos causados pela própria humanidade. Para que ocorra uma mudança comportamental e para que muitas mais pessoas se juntem à luta por justiça climática em prol da preservação do nosso planeta e do desenvolvimento sustentável, é essencial que se invista na reflexão sobre estes assuntos em ambiente escolar.
Contamos contigo para formar jovens mais conscientes e ativos pela causa climática! #FazPeloClima #ClimaticamenteFalando
As nossas parcerias:
De modo a enriquecer o conteúdo das nossas palestras, colaboramos com vários organizações relevantes na luta climática e social, entre os quais:

Climáximo
Um grupo de ativistas movidos pela urgência do combate às alterações climáticas e os seus graves efeitos. Reconhecem que estas estão ligadas aos direitos humanos e à distribuição de riqueza e poder no mundo. Por isso, lutam por ideias novas e sustentáveis de bem-estar, por justiça social e climática, e resistem a falsas soluções de “capitalismo verde”.

EcoPsi
A EcoPsi é um grupo constituído por profissionais de psicologia, psicoterapeutas, psiquiatras, ativistas de justiça climática e pessoas várias interessadas na promoção da saúde mental e bem-estar psicológico no cenário atual de crise planetária e alterações climáticas.

SIEAP
Sindicato das Indústrias, Energias, Serviços e Águas de Portugal, nascido a 25 de Abril de 2016, introduz no panorama nacional um sindicalismo de classe, de caráter unitário, moderno e com futuro.

S.TO.P.!
Sindicato de todxs xs professorxs (independentemente se é do quadro, contratadx, das AEC´s, desempregadx, reformadx ou de diferentes regiões do país). Não assina acordos nas costas destes e mobilize colegas que andam compreensivelmente desmoralizados.

AmbientalIST
O AmbientalIST tem o objetivo de aumentar a consciencialização entre os estudantes e a comunidade do IST para as alterações climáticas e problemas ambientais delas derivados.

ClimAção
O ClimAção é um grupo de ativistas que pretende ter uma voz e ser uma força viva na luta contra as alterações climáticas. Pretendem dar uma resposta à “fragilidade do movimento ambientalista de Coimbra”, esperando que o movimento se alastre a outros pontos da região Centro.

ASPEA
A Associação Portuguesa de Educação Ambiental é uma Organização Não Governamental de Ambiente sem fins lucrativos fundada em Junho de 1990, que tem como objectivo principal o desenvolvimento da educação ambiental a nível formal e não formal.

ZERO
A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável é uma associação sem fins lucrativos, que nasce em finais de 2015, do interesse comum pela concretização do desenvolvimento sustentável em Portugal.

Sciaena
A Sciaena é uma organização cuja missão passa por promover a melhoria do ambiente marinho fomentando formas de exploração sustentáveis através da comunicação, educação e intervenção política.

OceanHub
A missão do Ocean Hub é inspirar jovens mostrando caminhos para a conservação do oceanos, capacitá-los ao facilitar o acesso à educação ambiental e conectar os jovens líderes à comunidade Sustainable Ocean Alliance (SOA).
Envolve-te!
És estudante numa escola ou faculdade? Contacta-nos para organizarmos uma palestra sobre as alterações climáticas e chamares a atenção da tua escola (seja de que ciclo for!) para o problema da nossa geração.
És professor/a numa escola ou faculdade? Ajuda-nos a chegar aos estudantes e contacta-nos para organizarmos uma palestra sobre as alterações climáticas!
És de uma organização que luta por um mundo melhor? A parceria e o trabalho em conjunto é muito importante. Envia-nos um e-mail para nacional@greveclimaticaestudantil.pt para colaborarmos!
Clica aqui para encontrares o núcleo mais próximo de ti:
Podes aceder aqui às perguntas mais frequentes:
Projeto financiado por
