🔥 No primeiro semestre do ano letivo 2022/2023, vamos ocupar os secundários e universidades de Lisboa pelo fim aos combustíveis fósseis 🔥

Apelo Internacional – End Fossil: Occupy!
Esta ação, que em Portugal foi lançada pelo núcleo de Lisboa da Greve Climática Estudantil, surge como resposta a um apelo internacional do “End Fossil: Occupy”.
Entre Setembro e Dezembro de 2022, a juventude do movimento pela justiça climática vai ocupar centenas de escolas e universidades por todo o mundo. Não vamos desistir até conseguirmos o fim da era dos combustíveis fósseis.
Reivindicação Internacional: Fim aos (…) fósseis!
Consoante o contexto local, as reivindicações podem variar entre o fim da extração de combustíveis fósseis, do financiamento a combustíveis fósseis, das infraestruturas fósseis, ou outras.
Os nossos 3 princípios:
As ocupações das escolas/universidades são organizadas pela juventude.
Queremos ocupar escolas e universidades em vários locais, perturbando o funcionamento normal da sociedade até que a exigência seja ganha.
O enquadramento político destas ocupações é a justiça climática. Queremos acabar com os fósseis para alcançar justiça climática e social globalmente. Queremos acabar com os fósseis através de um processo global socialmente justo.
⬇️ Site internacional
Porquê ocupar?
As emissões continuam a aumentar enquanto o tempo para agir diminui.
Desmantelando a indústria dos combustíveis fósseis, conseguiremos abrir o caminho para pôr fim à crise climática e assegurar uma transição justa para todas as pessoas.
Vamos usar os espaços que temos – secundários e universidades – para organizar a mudança do rumo da história. Vamos usar estas ocupações para lutar pelos nossos presentes e futuros, que só serão possíveis através da reivindicação pelo fim imediato dos combustíveis fósseis.
A normalidade está a levar-nos para o abismo. Ocupar é desestabilizar a normalidade.
Vamos ocupar e desestabilizar escolas e universidades para exigir o fim dos combustíveis fósseis.
Não podemos continuar a fingir que a normalidade está correta: o nosso dever enquanto jovens é lutar.
Vamos ocupar para mostrar que um mundo livre de opressões e onde a vida, e não o lucro, esteja no centro, é possível.
Começamos como estudantes, mas queremos que toda a sociedade tome ação pela justiça climática.
Junta-te a nós!
As preparações para as ocupas de escolas e universidades de Lisboa estão a começar agora!
Vamos decidir a reivindicação para Portugal e espalhar a mensagem ao máximo número de pessoas para ocuparmos várias escolas e universidades em Lisboa.
Qualquer estudante pode organizar e participar nas preparações destas ocupações!
Sabe mais em ocupa.greveclimaticaestudantil.pt !
Contacta-nos!
#endfossil