7º Encontro Nacional Pela Justiça Climática

7º ENCONTRO NACIONAL PELA JUSTIÇA CLIMÁTICA

11/12/13 de Fevereiro, Liceu Camões, Lisboa

Mensalmente uma catástrofe de proporções anormais acontece, afectando particularmente as comunidades mais pobres e vulneráveis. Lentamente os números aumentam: emissões de gases com efeito de estufa, temperatura, desalojados, nível do mar, refugiados, espécies extintas, sufocamentos, desempregados, incêndios, crises sociais.

O caos climático e colapso civilizacional será um resultado do business as usual, de deixar tudo como está. É pela inação. É pela inércia sistémica. É por continuarmos as nossas vidas, ignorando que a nossa casa está a arder. A realidade é assustadora mas não a temos que enfrentar sozinhos. A sociedade não está condenada. É ainda possível mudar o rumo. Para isso temos que agir. Todas. Agora.

De 11 a 13 de Fevereiro, vamos juntar-nos no 7º Encontro Nacional pela Justiça Climática, em Lisboa. Queremos partilhar experiências, estabelecer pontes, construir estratégias e planos comuns. Vamos à raiz dos problemas, procurando o que é comum entre as lutas e os desafios que enfrentamos. Pensaremos numa nova sociedade, orientada para o cuidado da vida e do planeta, rumo à justiça climática, justiça social e transição justa.


Programa

Dia 11 de Fevereiro, sexta-feira: Sessão de Abertura (Rato, Lisboa)

18h00: exibição de curtas metragens
19h00: à conversa com artistas: O papel da arte na luta pela justiça climática
20h00: jam session e convívio: traz um instrumento, boa energia e vem cantar e conviver!
Encontra-nos na P.R.A.Ç.A. (Polo da Reviravolta Ambiental Cultural e Artística) no Mercado do Rato

Dia 12 de Fevereiro, Sábado, 10h00 – 19h00, Liceu Camões (Picoas, Lisboa)

Será um dia cheio de debates e conversas sobre as lutas nas linhas de frente do norte ao sul do país, sobre os planos do movimento pela justiça climática para 2022, sobre justiça racialgénero e águaexploração animaldireito a habitação e energiamobilidade e sobre oceanos.

Ao longo de todo o dia contamos com uma exposição artística e um espaço criança.
Vamos servir almoço e lanche no local.


O nosso tempo é agora. Junta-te.

A inscrição é obrigatória. Inscreve-te  aqui.


O 7º Encontro Nacional pela Justiça Climática é co-organizado por:

AmbientalIST, Climáximo, ClimAção Centro, Coopérnico, Greve Climática Estudantil, Habita, Observatório de Literacia Oceânica, PATAV – Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos, Rede para o Decrescimento, Sciaena, SOS Racismo, STCC, ZERO.

Com o apoio de:

Acréscimo, ANIMAR, CIDAC, He fro She, GEOTA, ECO Psi, MUBi, Plataforma TROCA – Por um Comércio Internacional Justo, WWF Portugal, Projeto Reviravolta, UMAR, SPGL, STOP Despejos, Zero Desperdício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.