Greves & Ações

WRAP UP: GREVE CLIMÁTICA 19 DE MARÇO

Na passada sexta-feira, 19 de Março, voltámos a sair às ruas por todo para reivindicar justiça climática, criando inúmeros palcos para as palavras de ordem e exigências.

Por todo o território nacional, 16 núcleos da GCE organizaram ações para apelar à resolução climática e à justiça climática. Houve ações físicas em Lisboa, com uma marcha que contou com cerca de 200 pessoas; em Aveiro, onde estiveram cerca de 20 pessoas no “Museu do Caos Climático” Parque da Fonte Nova e no Rossio; em Faro, o Mercado Municipal ficou coberto de cartazes numa concentração de 20 pessoas; e uma marcha pelas ruas do Montijo que acabou no Parque da Cidade.

Já no plano digital, as hashtags #TempoDeLutar e #FazPeloClima estiveram ao longo de todo o dia a serem partilhadas com cartazes. Os ativistas de Alcácer do Sal, Coimbra, Guimarães, Évora, Bragança, Caldas da Rainha, Lamego, Odemira, Setúbal, Porto e Viseu participaram na greve a nível digital, alguns organizaram lives e houve ainda espaço para faixas e cartazes nos muros e ruas das cidades.

A nível internacional, milhares de estudantes e jovens ativistas do Fridays for Future organizaram ações nas suas cidades. Paris contou com mais de 10 000 pessoas, já em Buenos Aires 35 000 saíram às ruas pela emergência climática.

A crise do COVID-19 não pode funcionar como um pretexto para a inação face o maior problema das nossas vidas. Podes reler o nosso manifesto, que contou com a subscrição de 30 organizações, aqui.

Lisboa
Caldas da Rainha
Faro
Coimbra
Alcácer do Sal
Paris, França
Manila, Filipinas
Belém, Pará, Brasil
Antártida

Voltamos às ruas para assinalar o Dia da Terra – fica atent@ às nossas redes!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *