Greves & Ações

Como participar – Greve 19 de Março

Queres participar na greve climática de 19 de março? Aqui está uma lista, em constante atualização, das localidades que se vão organizar e o que cada uma vai fazer.

Queremos gritar de novo com toda a força que a nossa casa está a arder e que os ponteiros do relógio nunca pararam de girar: é tempo de lutar e de tomarmos ação urgente e imediata, recusando as promessas vazias.

Ações confirmadas

AÇÕES FÍSICAS
Algarve: Mercado Municipal de Faro às 16h30
Aveiro: “Museu do Caos Climático” às 17h no Parque do Fonte Nova e no Jardim do Rossio, conversa com @climaximopt “Porquê falar de crise climática em plena crise pandémica?” às 20h no instagram @greveclimaticaaveiro e atuações em direto a partir das 21h
Lisboa: marcha às 16h30 desde a Praça José Fontana (Picoas) até ao Martim Moniz, onde a partir das 17h30 vamos ter relógios, arte, e rodas de conversa
Montijo: Marcha às 18h da Câmara Municipal até ao Parque da Cidade onde existirá uma roda de conversa com vários ativistas
Mafra: Palácio de Mafra às 17h

AÇÕES ONLINE
Alcácer do Sal – Digital Strike em @greveclimaticaalcacer
Bragança – @greveclimaticabraganca
Caldas da Rainha – @greveclimaticacaldas
Coimbra – Online em @greveclimaticacoimbra, visita a página do Instagram para deixares que mensagem queres no teu cartaz!
Entroncamento – @gceentroncamento
Évora – @greveclimaticaevora
Guimarães – online em @greveclimaticaguimaraes a partir das 15h com uma conversa live com a Vereadora do Ambiente de Guimarães, às 16h com o Laboratório da Paisagem e às 17h com a AE da escola Francisco de Holanda
Lamego – @greveclimaticalamego
Odemira – @gceodemira
Pico – @greveclimaticapico
Porto – conversas temáticas em @gceporto desde as 16h às 19h, onde vamos falar sobre justiça climática, consumismo, lutas locais e muito mais
Setúbal – @greveclimaticasetubal
Viseu – @greveclimaticaviseu

Esta lista vai estar em constante atualização até dia 19 de Março. Vamos também especificar em breve quais os programas e horas das ações online, para que possas participar.

Queres organizar uma ação?

A marca de dia 19 de março da GCE será o relógio, que simboliza a urgência de resolver a crise climática a tempo.

Ideias de ações que podes organizar para marcar o dia:

  • Fazer uma “manifestação higiénica” que acaba num sítio simbólico da tua localidade.
  • Montar um relógio num sítio simbólico e público da tua localidade (podes projetar num edifício, ou criá-lo, por exemplo, a partir de cartão, esferovite, ou madeira). Tira boas fotografias, usa as hashtags do dia #TempoDeLutar e #FazPeloClima, e identifica o instagram da @greveclimaticaestudantil
  • Usa o símbolo do relógio noutros elementos como cartazes, faixas, balões, máscaras, etc

Envia-nos um email para nacional@greveclimaticaestudantil.pt para te ajudarmos!

Queres participar online?

Para participares online, toma atenção ao programa de atividades que o núcleo mais perto de ti vai realizar, temos várias e bastante dinâmicas!

Se quiseres ainda fazer digital strike connosco, tira uma foto ao teu critério – podendo ou não ter um cartaz -, partilha nas tuas redes sociais e identifica a nossa conta nacional (@greveclimaticaestudantil no Instagram e @FFFPortugal no Twitter) e o núcleo da GCE da tua zona.

A hashtag internacional utilizada para esta Greve Climática é #NoMoreEmptyPromises e, em Portugal, criámos também a nossa: #TempoDeLutar. Podes utilizá-las juntamente com a nossa hashtag usual #FazPeloClima!

Através das nossas redes, podes ir esclarecendo qualquer dúvida que tenhas.

No dia 19 de Março, podes também contar com diretos no Facebook e Instagram dos vários núcleos nas redes nacionais: mesmo estando em casa, podes estar presente em todas as ações e conversas!


Caso tenhas fotos ou vídeos de alguma das ações, envia-os para fotosevideos@greveclimaticaestudantil.pt, para que possamos guardar o material e publicá-lo nas nossas redes – e, se quiseres créditos, avisa-nos também!

#FazPeloClima #TempoDeLutar #NoMoreEmptyPromise





You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *